Data: 13/08/2024

A Necessidade de Imigrantes para Manter o PIB no Norte da Itália


Recentes estudos realizados pela Fondazione Nord Est destacam uma realidade crucial para o futuro econômico do norte da Itália: a necessidade urgente de atrair dois milhões de imigrantes para manter os níveis atuais de emprego e o Produto Interno Bruto (PIB).

Com a previsão de uma "era glacial demográfica", a força de trabalho italiana deverá diminuir em 2,4 milhões de pessoas até 2040, exigindo medidas drásticas para compensar esse declínio populacional.

As Regiões mais Impactadas

Regiões como Lombardia, Veneto, Piemonte e Emilia Romagna serão as mais afetadas.

Lombardia e Veneto, por exemplo, necessitarão de 528 mil e 455 mil imigrantes, respectivamente, devido aos baixos fluxos migratórios internos. 

Já a Emilia Romagna, conhecida por sua atratividade, necessitará de um número menor proporcionalmente, mas ainda assim significativo.

Sem imigração, nenhuma região poderá sustentar sua economia.

A Dimensão da Demanda

A necessidade de trabalhadores estrangeiros não se limita apenas à substituição da força de trabalho atual.

As projeções indicam que, para crescer economicamente a uma taxa de 1% ao ano, seria necessário um incremento ainda maior no número de imigrantes.

Desde 2006, o PIB italiano cresceu em média 0,7% ao ano, adicionando 1,1 milhão de empregos, mas para manter esse ritmo, a Itália precisará de uma força de trabalho robusta.

A Perspectiva Brasileira

Nesse contexto, a posição do Brasil é particularmente relevante.

Em uma recente entrevista, o embaixador brasileiro em Roma, Renato Mosca de Souza, ressaltou a importância dos trabalhadores brasileiros para a economia italiana.

Renato Mosca de Souza, embaixador brasileiro em Roma. Foto: Jornal Estadão

"Os brasileiros nutrem especial afeição pela Itália e pelos italianos. Milhões de famílias têm parentes na Itália. Além das afinidades culturais, a Itália precisa de trabalhadores estrangeiros para sua economia", afirmou.

Facilitação de Acesso

O embaixador destacou ainda que existem quase um milhão de brasileiros com passaporte italiano e milhares na fila para obtenção da cidadania.

Muitos desses brasileiros já escolhem a Itália como destino para viver e trabalhar.

Mosca de Souza também enfatizou a necessidade de políticas para facilitar o acesso dos brasileiros ao mercado de trabalho italiano, superando barreiras burocráticas e custos elevados de vida.

LEIA TAMBÉM: Passaporte italiano entre os mais fortes do mundo.

A Importância da Cidadania Italiana

Neste cenário, a cidadania italiana abre inúmeras oportunidades para aqueles que desejam crescer profissionalmente e pessoalmente.

Ter a cidadania italiana não apenas facilita a entrada e permanência na Itália, mas também oferece acesso a todo
o mercado de trabalho europeu.

Com a demanda crescente por profissionais qualificados, possuir a cidadania italiana pode ser um diferencial significativo.

A San Pietro Cidadania Italiana está ao seu lado para guiar todo o processo de obtenção da cidadania.

Com expertise e dedicação, ajudamos você a explorar essas oportunidades e a se integrar plenamente na sociedade italiana.

Se você tem ascendência italiana, este é o momento de considerar a obtenção da cidadania italiana e aproveitar as vantagens que ela proporciona.

 

A San Pietro Cidadania Italiana ajuda você a dar o passo rumo a um futuro promissor na Itália.

 

Fontes:

www.italianismo.com.br
www.uol.com.br

 

 

Celania Dall’Agnol
Diretora  administrativa da San Pietro
Administradora de empresa com especialização em Gestão de Pessoas
Longa trajetória profissional como consultora empresarial nas áreas financeira e comercial

Voltar
Compartilhar: